Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.

Enciclopédia Itaú Cultural
Literatura

Rubens Rodrigues Torres Filho

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
06.05.1942 Brasil / São Paulo / Botucatu
Rubens Rodrigues Torres Filho (Botucatu SP, 1942). Forma-se bacharel em Filosofia na Universidade de São Paulo, em 1963; conclui o Doutorado em Filosofia na mesma universidade, em 1967. Seu primeiro livro de poesia, Investigação do Olhar, é publicado em 1963. Entre 1965 e 1994 leciona História da Filosofia Moderna e Filosofia Clássica Alemã, na ...

Texto

Abrir módulo

Biografia

Rubens Rodrigues Torres Filho (Botucatu SP, 1942). Forma-se bacharel em Filosofia na Universidade de São Paulo, em 1963; conclui o Doutorado em Filosofia na mesma universidade, em 1967. Seu primeiro livro de poesia, Investigação do Olhar, é publicado em 1963. Entre 1965 e 1994 leciona História da Filosofia Moderna e Filosofia Clássica Alemã, na Universidade de São Paulo. Por volta de 1970, participa na criação da revista Almanaque: Cadernos de Literatura e Ensaio. Nos anos seguintes traduz textos clássicos de filosofia de Fichte, Kant, Schelling e Nietzsche para a coleção Os Pensadores (Ed. Abril/Nova Cultural), além de textos de Walter Benjamin e Novális. Publica os livros de ensaios O Espírito e a Letra, Ensaios de Filosofia Ilustrada, Dogmatismo e Antidogmatismo: Kant na Sala de Aula, e a tese O Espírito e a Letra: A Crítica da Imaginação Pura em Fichte. Em 1981 recebe o Prêmio Jabuti, pelo livro O Vôo Circunflexo. Sua obra poética, de tendências contemporâneas, inclui os livros A Letra Descalça (1985), Figura (1987), Poros (1989), Retrovar (1993) e Novolume (1997). Para a crítica Sônia Régis, "a elaboração poética de Rubens Rodrigues Torres Filho libera uma bem-humorada ludicidade verbal, recolhendo os sinais mais vulneráveis da cultura para deles utilizar-se como arcabouço de algumas formas transgressoras".

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: