Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.

Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Otoni Gali Rosa

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 27.04.2017
24.01.1939 Brasil / São Paulo / Olímpia
Otoni Gali Rosa (Olímpia, São Paulo, 1939). Pintor, desenhista, gravador, ilustrador, professor, muralista, publicitário. Em 1959, fixa residência em São Paulo, onde sob a orientação de Jaime Cortez passa a desenhar histórias de terror. Ao lado de João Suzuki, professor de desenho artístico, funda o NEAP-Núcleo de Estudos das Artes Plásticas, re...

Texto

Abrir módulo

Biografia

Otoni Gali Rosa (Olímpia, São Paulo, 1939). Pintor, desenhista, gravador, ilustrador, professor, muralista, publicitário. Em 1959, fixa residência em São Paulo, onde sob a orientação de Jaime Cortez passa a desenhar histórias de terror. Ao lado de João Suzuki, professor de desenho artístico, funda o NEAP-Núcleo de Estudos das Artes Plásticas, reunindo nomes como Massao Ono, Álvaro de Faria, Mário Apocalipse. Executa trabalhos para a Feira de Emy Bonfin, que o incentiva a voltar para a produção artística. A partir daí, dedica-se à temática dos cavalos. Entre 1967 e 1973, leciona desenho gráfico na Escola Panamericana de Arte de São Paulo. Realiza sua primeira mostra individual na Galeria de Arte do Cades, em Santos, 1981.

Exposições 7

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 3

Abrir módulo
  • 11 CAMINHOS. São Paulo: Sala Fernandez Mera, 1987.
  • 12 CAMINHOS. São Paulo: Anima Espaço de Arte, 1978.
  • LOUZADA, Júlio. Artes plásticas Brasil 1985: seu mercado, seus leilões. São Paulo: J. Louzada, 1984. v. 1.

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: