Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.

Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Améris Paolini

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 26.06.2017
22.12.1945 Brasil / São Paulo / São Paulo
Reprodução fotográfica autoria desconhecida

Lonas e Toldos de Barracas de Festas de Largo (Salvador BA), 1982
Améris Paolini
Matriz-positivo

Améris Manzini Paolini (São Paulo, São Paulo, 1945). Fotógrafa. Estudou desenho industrial, mas abandonou o curso, em 1971, para se dedicar à fotografia documental, que já praticava há quatro anos. Diante da inexistência de um curso universitário de fotografia no Brasil, freqüentou ao longo dos anos workshops e cursos livres com diversos fotógra...

Texto

Abrir módulo

Biografia

Améris Manzini Paolini (São Paulo, São Paulo, 1945). Fotógrafa. Estudou desenho industrial, mas abandonou o curso, em 1971, para se dedicar à fotografia documental, que já praticava há quatro anos. Diante da inexistência de um curso universitário de fotografia no Brasil, freqüentou ao longo dos anos workshops e cursos livres com diversos fotógrafos de renome, entre os quais Uli Bruhn, Maureen Bisilliat (1931), Cristiano Mascaro (1944), Cláudio Kubrusly, A. C. d´Ávila (1955-1997), Mário Spinosa, Ernest Haas, Zé de Boni (1951), George Leary Love (1937-1995), Verena von Gagern, Ricardo Chaves (1951), Ricardo Azoury e Carlos Fadon Vicente (1945). Dedica-se sobretudo à fotografia publicitária, mas tem predileção pelos ensaios de natureza documental que realiza por sua própria iniciativa sobre a vida do povo brasileiro, em particular sobre a religiosidade e os cidadãos de terceira idade, temas que soube tratar com sensibilidade e profundidade.

Obras 12

Abrir módulo

Espetáculos 1

Abrir módulo

Exposições 11

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 3

Abrir módulo
  • GUERREIRO, Antonio. [Currículo]. Enviado pelo artista em: 1997.
  • IrisFoto jan. /fev. 1992.
  • Um dia muito especial. São Paulo: Teatro Fundação Armando Álvares Penteado, 1986. 1 programa do espetáculo. Não Catalogado

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: