Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.

Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Noêmia Guerra

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 05.10.2022
11.02.1919 Brasil / Rio de Janeiro / Rio de Janeiro
26.07.2007 Brasil / Rio de Janeiro / Rio de Janeiro
Maria Noêmia de Villemor Amaral (Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1919 – Idem, 2007). Pintora. Em 1952, frequenta o curso ministrado pelo pintor André Lhote (1885-1962), no departamento de difusão cultural da Secretaria Geral de Educação e Cultura do Rio de Janeiro. No mesmo ano, participa do 17o Salão Paulista de Belas Artes e, dois anos depois,...

Texto

Abrir módulo

Biografia

Maria Noêmia de Villemor Amaral (Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1919 – Idem, 2007). Pintora. Em 1952, frequenta o curso ministrado pelo pintor André Lhote (1885-1962), no departamento de difusão cultural da Secretaria Geral de Educação e Cultura do Rio de Janeiro. No mesmo ano, participa do 17o Salão Paulista de Belas Artes e, dois anos depois, expõe no 2o Salão de Arte Moderna, na capital carioca. 

Em 1958, muda-se para Paris e estuda no Collège de France, tendo aulas de pintura com René Huyghe (1906-1997). Em 1960, de volta ao Brasil, realiza sua primeira exposição individual na Galeria Montmartre, no Rio de Janeiro. Dois anos mais tarde, participa da coletiva Art Contemporain, no Grand Palais, em Paris. Em 1965, apresenta exposição individual na St. Martin’s Gallery, em Londres. 

Noêmia Guerra passa mais de quatro décadas na Europa, viajando por países como Espanha, Holanda e Bélgica. Neste período, mora na França e em Portugal. Esses lugares fornecem as paisagens retratadas em suas pinturas, que utilizam as técnicas de óleo sobre tela e aquarela. O mar aparece na obra de Noêmia Guerra em uma série de quadros, como Ponta da Piedade (1978) e Falésias do Algarve (1983). A cultura dos países visitados pela artista torna-se tema recorrente em sua obra, como a tela Flamenco (1978). Além disso, produz retratos e aquarelas com motivos ligados à natureza.

Exposições 57

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 2

Abrir módulo
  • NOÊMIA GUERRA. Site Oficial do Artista. Disponível em: http://www.noemiaguerra.com.br/.
  • PRADA, Julian Luna de et al. Noêmia Guerra: vida e obra. Rio de Janeiro: Vertical e Programação Visual 2A2, 2009.

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: