Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.

Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Paula Pape

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 07.04.2020
1958 Brasil / Rio de Janeiro / Rio de Janeiro
Paula Pape (Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1958). Fotógrafa, jornalista. Divide sua atuação entre a fotografia e a gestão do acervo de Lygia Pape (1927-2004), promovendo a preservação e a difusão da memória da artista.

Texto

Abrir módulo

Paula Pape (Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1958). Fotógrafa, jornalista. Divide sua atuação entre a fotografia e a gestão do acervo de Lygia Pape (1927-2004), promovendo a preservação e a difusão da memória da artista.

Autodidata, inicia seus trabalhos em fotografia durante uma viagem pela América Latina, em 1976. Transita por outros meios de expressão artística, como a dança, que estuda em Nova York com a bailarina Martha Graham (1894-1991). De volta ao Brasil, na década de 1980, atua como fotógrafa da Editora Bloch e se forma em jornalismo.

Com trabalhos focados em publicidade, abre em 1988 um estúdio de fotografia com Maurício Cirne. Expõe obras em galerias brasileiras e estrangeiras. Em 2004, concentra-se em registrar as obras da mãe, a artista visual Lygia Pape. Nesse ano, cria uma associação sem fins lucrativos que tem como objetivo difundir a memória da artista e preservar sua produção ⎼ o Projeto Lygia Pape. Na gestão do projeto, acompanha e promove exposições das obras de Lygia.

Ao produzir fotografia e nela encontrar inspiração para divulgar e preservar obras de outros profissionais, Paula Pape realiza um empreendimento de criação que, além de artístico, torna a expressão fotográfica um modo de promover a memória da arte brasileira.

Exposições 10

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 3

Abrir módulo
  • PAPE, Paula. [Currículo]. Enviado pela artista em: 03 jan. 2020.
  • PAULA Pape on Lygia Pape. Olivier Renaud-Clément in conversation with Paula Pape. Hauser & Wirth, 2018. Disponível em: https://www.hauserwirth.com/stories/22589-paula-pape-lygia-pape. Acesso em: 22 jul. 2019.
  • RETRATOS do abandono. O Globo. 05 nov. 1997. Caderno B, p. 9.

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: