Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.

Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Roberto De Lamonica

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 07.01.2021
1933 Brasil / Mato Grosso do Sul / Ponta Porã
1995 Estados Unidos / Nova York / Nova York
Reprodução fotográfica Vicente de Mello

Sem Título, 1965
Roberto De Lamonica
,

Roberto de Lamonica (Ponta Porã, Mato Grosso do Sul, 1933 - Nova York, Estados Unidos, 1995). Gravador, pintor e professor. Inicia seus estudos na Escola de Belas Artes de São Paulo. Trabalha no Museu de Arte de São Paulo sob orientação de Poty e Darel; mais tarde, estuda gravura com Renina Katz. Em 1958, muda-se para o Rio de Janeiro e estuda c...

Texto

Abrir módulo

Roberto de Lamonica (Ponta Porã, Mato Grosso do Sul, 1933 - Nova York, Estados Unidos, 1995). Gravador, pintor e professor. Inicia seus estudos na Escola de Belas Artes de São Paulo. Trabalha no Museu de Arte de São Paulo sob orientação de Poty e Darel; mais tarde, estuda gravura com Renina Katz. Em 1958, muda-se para o Rio de Janeiro e estuda com Orlando da Silva no Liceu de Artes e Ofícios. No ano seguinte, aperfeiçoa-se com Johnny Friedlaender no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Em 1963, é convidado para lecionar na Escola de Belas Artes de Minneapolis, Estados Unidos. Em 1965, recebe a Bolsa Guggenheim e, no ano seguinte, vai para Nova York onde leciona gravura em várias instituições, como a New School for Social Research e a Art Students League. De 1982 a 1984, dirige o atelier de gravura da Universidade de Sydney.

Obras 1

Abrir módulo

Exposições 62

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 15

Abrir módulo
  • .
  • 12 ARTISTAS brasileiros. Jerusalém: Belazel Museum Jerusalen, 1960. Folha dobrada.
  • 25 Anos do Ibeu Copacabana. Rio de Janeiro, Instituto Brasil-Estados Unidos, 1985.
  • A GRAVURA brasileira. São Paulo: Paço das Artes, 1970.
  • BIENAL INTERNACIONAL DE SÃO PAULO, 7., 1963, São Paulo, SP. VII Bienal de São Paulo: catálogo. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo, 1963. Disponível em: https://issuu.com/bienal/docs/name58cfb4.
  • GRAVURA brasileira: quatro temas. Curadoria e texto Nelson Augusto. Rio de Janeiro: Escola de Artes Visuais do Parque Lage, 1989.
  • GRAVURA moderna brasileira: acervo Museu Nacional de Belas Artes. Curadoria Rubem Grilo. Rio de Janeiro: Museu Nacional de Belas Artes, 1999.
  • GRAVURA: arte brasileira do século XX. São Paulo: Itaú Cultural: Cosac & Naify, 2000.
  • LEITE, José Roberto Teixeira. A gravura brasileira contemporânea. Rio de Janeiro: Rio, 1965.
  • MOSTRA DE GRAVURA CIDADE DE CURITIBA, 9., 1990. IX Mostra de Gravura Cidade de Curitiba. Curitiba: Fundação Cultural de Curitiba, 1990.
  • MUSEU de Arte Moderna do Rio de Janeiro. São Paulo: Banco Safra, 1999.
  • POÉTICA da resistência: aspectos da gravura brasileira. Curadoria Armando Mattos, Denise Mattar, Marcus de Lontra Costa. Rio de Janeiro: MAM, 1994.
  • Panorama da Arte Atual Brasileira: desenho, gravura. São Paulo, MAM, 1971.
  • SALÃO PAULISTA DE ARTE MODERNA, 3., 1954, São Paulo. 3º Salão Paulista de Arte Moderna. São Paulo: Galeria Prestes Maia, 1954.
  • SALÃO PAULISTA DE ARTE MODERNA, 4., 1955, São Paulo. 4º Salão Paulista de Arte Moderna. São Paulo: Galeria Prestes Maia, 1955.

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: