Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.

Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Leo Dexheimer

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
1935 Brasil / Rio Grande do Sul / Porto Alegre

Cabeça e Mico, 1990
Leo Dexheimer
Litografia

Léo Barcellos Dexheimer (Porto Alegre RS 1935). Gravador, pintor, desenhista e professor. Aprende litografia com Marcelo Grassmann (1925) e cursa gravura em metal com Iberê Camargo (1914-1994), em 1955, no Clube de Gravura de Porto Alegre. Posteriormente conclui o curso de pintura na Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio Grande do...

Texto

Abrir módulo

Biografia

Léo Barcellos Dexheimer (Porto Alegre RS 1935). Gravador, pintor, desenhista e professor. Aprende litografia com Marcelo Grassmann (1925) e cursa gravura em metal com Iberê Camargo (1914-1994), em 1955, no Clube de Gravura de Porto Alegre. Posteriormente conclui o curso de pintura na Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS em 1960. Com colegas da Escola de Belas Artes, funda o grupo Bode Preto, que se opõe à rigidez acadêmica da instituição. Em 1961, publica o álbum de xilogravuras São Miguel das Missões, com Waldeni Elias (1930). Trabalha em diagramação em jornais de Porto Alegre, leciona pintura, desenho e gravura nas Escolas de Arte de Novo Hamburgo e de Cachoeira do Sul. Entre 1963 e 1965, leciona desenho e artes gráficas na UnB. A partir de 1966, atua também em publicidade e produção gráfica. De 1988 a 1991, retorna para a UnB. 

Obras 4

Abrir módulo

Exposições 14

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 3

Abrir módulo
  • GRAVURA no Rio Grande do Sul: atualidade. Introdução Aracy Amaral; apresentação Evelyn Berg Ioschpe, Vera Chaves Barcellos; curadoria Vera Chaves Barcellos. São Paulo: MACUSP, 1985.
  • GRAVURA: arte brasileira do século XX. São Paulo: Itaú Cultural: Cosac & Naify, 2000.
  • PINACOTECA Ruben Berta e Pinacoteca Aldo Locatelli: catálogo geral. 1991.

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: