Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.

Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Lina Faria

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
1955 Brasil / Paraná / Nova Esperança

Prisão Feminina - um Lar enquanto Prisão, uma Prisão enquanto Lar, Curitiba PR, 1995
Lina Faria
Matriz - negativo

Adelina Faria (Nova Esperança PR 1955). Fotógrafa. Em 1976, termina o curso de comunicação social da Universidade do Paraná, em Curitiba. Nesse mesmo ano, transfere-se para a capital paulista, permanecendo na cidade até 1979, onde trabalha como assistente de fotografia, nos estúdios da agência MPM e, em seguida, da Gang Publicidade. Após seu ret...

Texto

Abrir módulo

Biografia

Adelina Faria (Nova Esperança PR 1955). Fotógrafa. Em 1976, termina o curso de comunicação social da Universidade do Paraná, em Curitiba. Nesse mesmo ano, transfere-se para a capital paulista, permanecendo na cidade até 1979, onde trabalha como assistente de fotografia, nos estúdios da agência MPM e, em seguida, da Gang Publicidade. Após seu retorno a Curitiba, é fotógrafa da Zap Fotografia, entre 1979 e 1980, passando a trabalhar posteriormente como fotógrafa autônoma no campo da imprensa. Nos anos de 1988 e 1989, é editora de fotografia do jornal O Estado de Mato Grosso, em Cuiabá. Entre 1982 e 1984, trabalha como fotógrafa para a Secretaria de Comunicação Social de Curitiba; trabalhando desde então para o Instituto de Pesquisas e Planejamento de Curitiba. Registra os problemas ecológicos causados pelo garimpo na região do Pantanal Mato-Grossense para o Centro Nacional de Pesquisas Científicas; realiza ainda um contundente ensaio sobre a condição feminina no Brasil. Recebe o Prêmio Marc Ferrez da Fundação Nacional de Arte, em 1996.

Obras 10

Abrir módulo

Exposições 2

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 1

Abrir módulo
  • GUERREIRO, Antonio. [Currículo]. Enviado pelo artista em: 1997.

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: