Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.

Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

José Roberto Torero

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 01.08.2024
09.10.1963 Brasil / São Paulo / Santos
José Roberto Torero Fernandes Júnior (Santos SP 1963). Ganha notoriedade em 1995, quando seu livro Galantes Memórias e Admiráveis Aventuras do Virtuoso Conselheiro Gomes, o Chalaça, uma biografia fictícia do secretário particular de D. Pedro I, recebe o prêmio Jabuti nas categorias romance e livro do ano. Desde então, publica diversos livros, en...

Texto

Abrir módulo

Biografia

José Roberto Torero Fernandes Júnior (Santos SP 1963). Ganha notoriedade em 1995, quando seu livro Galantes Memórias e Admiráveis Aventuras do Virtuoso Conselheiro Gomes, o Chalaça, uma biografia fictícia do secretário particular de D. Pedro I, recebe o prêmio Jabuti nas categorias romance e livro do ano. Desde então, publica diversos livros, entre os quais Terra Papagalli (1997) e Xadrez, Truco e Outras Guerras (1998). Formado em Letras e Jornalismo pela Universidade de São Paulo, Torero também é autor do roteiro do filme Pequeno Dicionário Amoroso, de episódios para tevê exibidos no programa Fantástico, da Rede Globo, de três peças de teatro e de filmes de curta-metragem. Começa como cronista no Jornal da Tarde, de São Paulo, e posteriormente escreve textos sobre futebol para a revista Placar e a Folha de S. Paulo. Em 2001, parte dessa produção como cronista é reunida no livro Os Cabeças-de-bagre Também Merecem o Paraíso. Seus textos caracterizam-se pela liberdade com que abordam recursos ficcionais variados, sejam eles versos, fábulas, verbetes de dicionário ou receitas, fazendo uso cômico de recursos do pastiche e da paródia.

Obras 7

Abrir módulo

Espetáculos 3

Abrir módulo

Exposições 3

Abrir módulo

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: