Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.

Enciclopédia Itaú Cultural
Música

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 08.08.2024
15.10.1945 Brasil / Rio de Janeiro / Rio de Janeiro
Luiz Carlos Pereira de Sá (Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1945). Compositor, intérprete e jornalista. Forma-se bacharel em Direito pela Faculdade Cândido Mendes, no Rio de Janeiro, em 1965. No mesmo ano ocorre a gravação de sua primeira canção, "Baleiro", e de suas músicas "Giramundo", por Peri Ribeiro, e "Menina de Hiroshima", por Nara Leão (1...

Texto

Abrir módulo

Luiz Carlos Pereira de Sá (Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1945). Compositor, intérprete e jornalista. Forma-se bacharel em Direito pela Faculdade Cândido Mendes, no Rio de Janeiro, em 1965. No mesmo ano ocorre a gravação de sua primeira canção, "Baleiro", e de suas músicas "Giramundo", por Peri Ribeiro, e "Menina de Hiroshima", por Nara Leão (1942-1989). Em 1967 realiza show ao lado de Guarabyra e Sidney Miller, na inauguração do Teatro Casagrande, no Rio. Nos anos seguintes trabalha como jornalista, colaborando para periódicos como Pasquim e Rolling Stone. A partir de 1972 integra o trio Sá, Rodrix e Guarabyra; juntos gravam dois LPs. Com a saída de Rodrix, em 1973, Sá e Guarabyra prosseguem como dupla. Lançam 15 LPs, em mais de 20 anos de carreira. Em 1989 Sá ganha o Prêmio Brahma de Música; em 1994, recebe o Prêmio Maksoud pelo conjunto de sua obra. Sá é autor de algumas das canções mais populares e importantes da Música Popular Brasileira contemporânea, como 'Sobradinho' (1976),  'Dona' (1982) e 'Caçador de Mim' (1982).

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: