Osvaldo Gabrieli
Texto
Biografia
Osvaldo Miguel Gabrieli (Buenos Aires, Argentina 1958). Diretor, cenógrafo e figurinista. Artista multimídia profundamente identificado com o teatro de formas animadas, fundador do grupo paulista XPTO.
Ainda na Argentina, Gabrieli forma-se na Escola de Belas Artes. No Brasil funda, em 1984, o grupo XPTO, reunindo artistas multimídia em performances e intervenções. Sua primeira criação destinada aos palcos é Buster Keaton Contra a Infecção Sentimental, criação e direção coletiva do grupo XPTO, pela qual Gabrieli recebe o prêmio revelação de cenógrafo da Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA). Esse espetáculo é apresentado conjuntamente com A Infecção Sentimental Contra-Ataca, um inovador espetáculo que reúne atores e formas animadas. Sua criação seguinte é Kronos, também criação e direção coletiva, um exercício sobre o tempo, em 1987.
Com nova formação o grupo lança, em 1989, Coquetel Clown, Prêmio APCA por cenário e bonecos, reunindo atores treinados com as técnicas clownescas e formas animadas, em seqüências de cenas que sugerem um caleidoscópio. Em 1991, surge XPTO Mega Mix, síntese de alguns quadros bem-sucedidos dos espetáculos anteriores mesclados com outros inéditos, nova demonstração da talentosa e inventiva trupe.
Babel Bum, uma grande realização articulada em torno das inesgotáveis fronteiras artísticas, reúne técnicas e artistas diversos, numa narração pouco convencional, que transmite grande energia e inventividade, pelo qual Osvaldo recebe o Prêmio Shell de melhor figurino, em 1994. O ano seguinte é pródigo de realizações em que são criados XPTO Futebol Clube, reunindo convidados e ex-integrantes da equipe, assim como Aquelarre 2000 - La Luna, espetáculo para espaços abertos criado no Sesc Interlagos.
Em 1996, o espetáculo O Pequeno Mago, novamente criação e direção coletiva, recebe os prêmios APCA e Mambembe de melhor direção; prêmios APCA, Coca-Cola de Teatro Jovem, Apetesp e Mambembe de melhor cenografia; prêmios APCA, Mambembe e Coca-Cola de Teatro Jovem de melhor figurino, projetando novamente Osvaldo e seu grupo.
De 1997 a 1998, Gabrieli dedica-se a reviver a figura de Buster Keaton, em Buster, o Enigma do Minotauro, mais uma realização coroada de prêmios, lançando a personagem ao encontro de histórias mitológicas. Em 1999, com Além do Abismo, suas pesquisas encontram novas perspectivas de concretização cênica. Um projeto destinado a ser realizado nas praças de São Paulo - Estação Cubo - envolve o artista e seu grupo em 2002.
Sobre O Pequeno Mago, assim registra suas impressões o crítico Dib Carneiro Neto: "Mímica, pantomima, teatro de sombras, música ao vivo, manipulação de bonecos, dança. Tudo isso junto no palco é a linguagem que sempre caracterizou o trabalho do grupo paulistano XPTO. O experimentalismo cênico sempre dá o tom. [...] Agora, desde o início de julho, o XPTO entra no clima de superprodução teatral proporcionado pelo Sesi em seu teatro popularíssimo da Avenida Paulista. O Pequeno Mago atrai filas quilométricas nos horários matinais e vespertinos do Sesi e é uma peça concebida e dirigida por um dos três fundadores da companhia, Oswaldo Gabrielli. É a primeira vez que há diálogos, e ditos em português bem claro, em um espetáculo do XPTO. Porém, é inevitável concluir que a fase muda e de onomatopéias era mais revolucionária e criativa. O XPTO falado ganhou em deslumbramento visual, tecnologia e riqueza - méritos que devem ser divididos com o Sesi, que patrocinou tal requinte de produção"1.
Nota
1 CARNEIRO NETO, Dib. Marca é a experimentação. O Estado de S. Paulo, São Paulo, 12 jul. 1996. Caderno 2, p. D21.
Espetáculos 50
Fontes de pesquisa 12
- ALBUQUERQUE, Johana. Osvaldo Gabrielli (ficha curricular) In: ___________. ENCICLOPÉDIA do Teatro Brasileiro Contemporâneo. Material elaborado em projeto de pesquisa para a Fundação VITAE. São Paulo, 2000.
- CARNEIRO NETO, Dib. Marca é a experimentação. O Estado de S. Paulo, São Paulo, 12 jul. 1996. Caderno 2, p. D21.
- CENTRO CULTURAL SÃO PAULO. As sereias da Rive Gauche: 20 jun. a 20 jul. 2000, São Paulo: 2000. 1 programa do espetáculo. Não catalogado
- GUZIK, Alberto. O talento e a sensibilidade, a serviço da pesquisa. Jornal da Tarde, São Paulo, p. 8, 11 maio 1985.
- OS BANDIDOS. Mannheim: Teatro Oficina Uzyna Uzona, [2007]. 1 programa do espetáculo realizado no Teatro Nacional de Mannheim.
- OS SERTÕES - A Luta I. São Paulo: Teatro Oficina Uzyna Uzona, [2005]. 1 programa do espetáculo realizado no Teatro Oficina Uzyna Uzona.
- OS SERTÕES - A Luta II. São Paulo: Teatro Oficina Uzyna Uzona, [2006]. 1 programa do espetáculo realizado no Teatro Oficina Uzyna Uzona.
- OS SERTÕES - O Homem II. São Paulo: Teatro Oficina Uzyna Uzona, [2003]. 1 programa do espetáculo realizado no Teatro Oficina Uzyna Uzona. Não Catalogado
- Programa do Espetáculo - Lorca: Aleluia Erótica em 38 Quadros e um Assassinato - 2007. Não catalogado
- RODA Viva. São Paulo: Teatro Oficina Uzyna Uzona, [2018]. 1 programa do espetáculo realizado no Teatro Oficina Uzyna Uzona.
- XPTO. Disponível em: http://www.grupoxpto.com.br.
- ______. Teatro infantil. O Estado de S. Paulo, São Paulo, 28 jul. 1996. Caderno 2, p. D7.
Como citar
Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:
-
OSVALDO Gabrieli.
In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2025.
Disponível em: https://front.master.enciclopedia-ic.org/pessoa109273/osvaldo-gabrieli. Acesso em: 03 de maio de 2025.
Verbete da Enciclopédia.
ISBN: 978-85-7979-060-7