Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.

Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Antonio Roseno

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 23.02.2024
1926 Brasil / Rio Grande do Norte / Alexandria
1988 Brasil / São Paulo / Campinas
Reprodução fotográfica autoria desconhecida

Onça, 1988
Antonio Roseno

Antonio Roseno de Lima (Alexandria, Rio Grande do Norte, 1926 - Campinas, São Paulo, 1988). Pintor, fotógrafo, artesão. Vive na roça até 22 anos de idade, quando então conhece a cidade. Em 1959 muda-se para São Paulo, fixando-se em Campinas a partir de 1976. Autodidata, inicia suas atividades em pintura em 1961, ano em que faz um curso de fotogr...

Texto

Abrir módulo

Antonio Roseno de Lima (Alexandria, Rio Grande do Norte, 1926 - Campinas, São Paulo, 1988). Pintor, fotógrafo, artesão. Vive na roça até 22 anos de idade, quando então conhece a cidade. Em 1959 muda-se para São Paulo, fixando-se em Campinas a partir de 1976. Autodidata, inicia suas atividades em pintura em 1961, ano em que faz um curso de fotografia e passa a trabalhar como fotógrafo lambe-lambe nas cidades de São Paulo e Indaiatuba. Em 1988 conhece o professor Geraldo Porto, que o introduz no meio artístico e dedica-se a estudar sua obra. São poucas as exposições na sua carreira, sendo a primeira individual na Casa Triângulo, São Paulo, 1991; seguinda por A Pintura em Campinas: O Contemporâneo, no Centro de Informática e Cultura II, Campinas, 1992; e Antonio Roseno de Lima, na Cavin Morris Gallery, Nova York (Estados Unidos), 1995 - esta última é produto da divulgação alcançada com a tese defendida pelo professor e amigo Geraldo Porto. Em 1995, a grife de roupas Fórum compra-lhe 12 imagens para compor sua agenda anual.

Obras 1

Abrir módulo
Reprodução fotográfica autoria desconhecida

Exposições 7

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 2

Abrir módulo
  • DRÄNGER, Carlos (coord.). Pop Brasil: arte popular e o popular na arte. Curadoria Paulo Klein; tradução João Moris, Beatriz Karan Guimarães, Maurício Nogueira Silva. São Paulo: CCBB, 2002. SPccbb 2002/pb
  • MEDEIROS, Jotabê. Pintor favelado de Campinas entra no grande circuito das artes plásticas: triângulo abre hoje mostra de Antonio Roseno. Folha de S. Paulo, São Paulo, 4 set. 1991.

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: