Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.

Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Rogério Dias

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 26.04.2024
1945 Brasil / Paraná / Jacarezinho
Rogério José de Moura e Dias (Jacarezinho, Paraná, 1945). Pintor, desenhista, gravador, escultor, designer gráfico, cartunista, ator, decorador, ilustrador, cenógrafo, publicitário. Autodidata, quando criança, convive com Sigaud (1899 - 1979), por ocasião da pintura dos painéis da catedral de Jacarezinho. Em 1965 participa de oficina de gravura ...

Texto

Abrir módulo

Rogério José de Moura e Dias (Jacarezinho, Paraná, 1945). Pintor, desenhista, gravador, escultor, designer gráfico, cartunista, ator, decorador, ilustrador, cenógrafo, publicitário. Autodidata, quando criança, convive com Sigaud (1899 - 1979), por ocasião da pintura dos painéis da catedral de Jacarezinho. Em 1965 participa de oficina de gravura orientada por Calderari (1939), e tem uma de suas primeiras gravuras selecionadas para o Salão de Arte Cidade de Curitiba. No ano seguinte, trabalha com design gráfico, fotografia e stands. Em 1970, incursiona pelas artes cênicas, como ator, cenógrafo e design gráfico, participa do grupo teatral XPTO, de peças dirigidas por Manoel Carlos Karan, e como ator no filme O Diabo tem Mil Chifres, de Penna Filho. Em 1977 faz sua primeira individual na galeria do Centro Cultural Brasil Estados Unidos - CCBEU em Curitiba. De 1975 a 1979 trabalha como diretor de arte da revista Passarola, da Varig. Nos anos 1980, trabalha como ilustrador do Correio Brasiliense (1983) e do Correio de Notícias (1984 e 1985). Em 1996 executa para a prefeitura de Curitiba um painel de azulejos de 50 metros, em homenagem ao Rio Iguaçu, instalado na praça ao lado do Palácio Iguaçu, no Centro Cívico.

Exposições 12

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 5

Abrir módulo
  • DIAS, Rogério. Rogério Dias. Curitiba: Museu Metropolitano de Arte, 1994. 88p., il. color.
  • MUSEU Municipal de Arte: acervo. Curitiba: Museu Municipal de Arte, 1991.
  • REFLEXÃO dos anos 80. Curitiba: MAC/Paraná, 1991.
  • SUITE Vollard, Picasso: uma interpretação paranaense. Curitiba : Museu de Arte do Paraná, 1994. il. p&b.
  • VENTOSUL: MOSTRA DE ARTES VISUAIS INTEGRAÇÃO DO CONE SUL - ARGENTINA, BRASIL, CHILE, PARAGUA, URUGUAI, 2., 1994, Cascavel, PR. Ventosul: Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai. Curadoria Tício Escobar, Fernando Cocchiarale, Adalice Araújo, Laura Buccellato, Alícia Haber, Nelly Richard; tradução J. J. Durán. Cascavel, 1994.

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: