Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.

Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Dnar Rocha

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 13.04.2017
1932 Brasil / Minas Gerais / Tabuleiro
24.11.2006 Brasil / Minas Gerais / Juiz de Fora
Dnar Rocha (Tabuleiro, Minas Gerais, 1932). Pintor. Se estabelece em Juiz de Fora, Minas Gerais em 1952. Inicia em 1953 sua formação artística na Sociedade de Belas Artes Antônio Parreiras. Passa a fazer parte do grupo de artistas plásticos composto por Heitor de Alencar, Silvio Aragão, Nelson Bracher, Renato de Almeida, Décio Bracher, Renato St...

Texto

Abrir módulo

Biografia

Dnar Rocha (Tabuleiro, Minas Gerais, 1932). Pintor. Se estabelece em Juiz de Fora, Minas Gerais em 1952. Inicia em 1953 sua formação artística na Sociedade de Belas Artes Antônio Parreiras. Passa a fazer parte do grupo de artistas plásticos composto por Heitor de Alencar, Silvio Aragão, Nelson Bracher, Renato de Almeida, Décio Bracher, Renato Stehling. Por dois anos (1958/1960) mora no Rio de Janeiro. A partir de 1960 fixa-se em Juiz de Fora onde realiza diversas exposições. Participa de diversas exposições pelo Brasil, possuindo trabalhos na Embaixada do Brasil em Washington, na Embaixada do Senegal no Brasil, dentre outras. Na comemoração dos 47 anos de carreira, ocorrida em 2000, recebe o título de Cidadão Honorário de Juiz de Fora.

Exposições 5

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 2

Abrir módulo
  • AYALA, Walmir. Dicionário de pintores brasileiros. Organização André Seffrin. 2. ed. rev. e ampl. Curitiba: Ed. UFPR, 1997.
  • OS VERMELHOS que incendeiam os espaços de Dnar Rocha: óleos. Apresentação de Walmir Ayala. Textos de Geraldo Edson de Andrade, Frederico Morais e Flávio de Aquino. Rio de Janeiro: Cláudio Gil Studio de Arte-Ipanema, 1987.

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: