Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.

Enciclopédia Itaú Cultural
Literatura

Museu da Língua Portuguesa (MLP)

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 12.10.2023
20.03.2006 Brasil / São Paulo / São Paulo
Inaugurado em 2006, o Museu da Língua Portuguesa (MLP) é uma instituição vinculada ao Governo do Estado de São Paulo dedicada à história, transformações e aspectos socioculturais do idioma, celebrando-o como elemento fundamental da identidade de diversas populações em todo o mundo. O museu está localizado na histórica Estação da Luz, no centro d...

Texto

Abrir módulo

Inaugurado em 2006, o Museu da Língua Portuguesa (MLP) é uma instituição vinculada ao Governo do Estado de São Paulo dedicada à história, transformações e aspectos socioculturais do idioma, celebrando-o como elemento fundamental da identidade de diversas populações em todo o mundo. O museu está localizado na histórica Estação da Luz, no centro de São Paulo, considerada a cidade com maior número de falantes de português do planeta, e apresenta a língua enquanto patrimônio imaterial de forma multidisciplinar e interativa com recursos tecnológicos, artísticos e imersivos. A instituição também abriga o Centro de Referência do Museu da Língua Portuguesa (CR MLP), setor responsável pela pesquisa, documentação e difusão do seu acervo.

Em sua exposição principal, de caráter permanente, reflete-se criticamente sobre a sociedade a partir da língua portuguesa revelando os seus conflitos, origens e perspectivas de forma educativa e inovadora. Através de instalações imersivas e com materiais audiovisuais apresenta-se a “árvore genealógica” do idioma (Laços de Família), as influências de diversas línguas e o histórico do português brasileiro (Palavras Cruzadas; e O Português do Brasil), trechos de textos literários, canções e poesias (Rua da Língua), a etimologia de diversas palavras (Beco das Palavras), e um panorama das diversas culturas e povos que se relacionam com essa língua (Nós da Língua; e Falares).

O MLP também desenvolve exposições temporárias que homenageiam grandes nomes da cultura lusófona como em: Grande Sertão: Veredas (2006), exposição inaugural; Machado de Assis, mas este capítulo não é sério (2008); Cazuza - Mostra Sua Cara (2013); e Câmara Cascudo - O Tempo e eu (e vc) (2015). Há também exposições que partem de temas mais gerais, como em Poesia Agora (2015) e Sonhei em Português (2021), ou mesmo trazendo questões do próprio idioma, como é o caso em Menas, O Certo do Errado e o Errado do Certo (2010), abordando uma discussão sobre a pluralidade das formas de falar português em concordância ou não com a gramática; e Nhe’ẽ Porã: Memória e Transformação (2022), que traz à luz a multiplicidade linguística e cultural dos povos indígenas no território brasileiro.

Em 2015, o prédio do museu é atingido por um incêndio, passando alguns anos fechado para reformas e restauros. É reaberto para visitação em julho de 2021 com sua exposição principal reformulada e com a temporária Língua Solta, com curadoria dos pesquisadores Moacir dos Anjos (1963) e Fabiana Moraes, que revela os múltiplos usos do português na arte e no cotidiano trazendo à luz seu caráter político, religioso e cultural através da mistura de obras de artistas da cultura popular e da arte contemporânea, assim como cartazes de ruas, rótulos de produtos e outros objetos de uso corriqueiro.

O Museu da Língua Portuguesa destaca-se como um dos únicos do mundo dedicado totalmente a um idioma, tornando-se referência em pesquisa e difusão do português com seu acervo majoritariamente virtual e sua capacidade de inovação na combinação de arte, tecnologia e informação. O prédio da instituição é planejado com amplos espaços expositivos que permitem uma visitação fluida, além de materializar a proposta de um museu vivo que está em constante transformação e atualização.

Exposições 65

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 2

Abrir módulo

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: