Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.

Enciclopédia Itaú Cultural
Teatro

Teatro do Ornitorrinco

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 07.03.2018
Grupo de teatro, encabeçado por Cacá Rosset (1954), que encena textos clássicos e de vanguarda com enorme liberdade e irreverência, embora preserve as idéias essenciais do autor, usando procedimentos interdisciplinares e intertextuais.

Texto

Abrir módulo

Histórico

Grupo de teatro, encabeçado por Cacá Rosset (1954), que encena textos clássicos e de vanguarda com enorme liberdade e irreverência, embora preserve as idéias essenciais do autor, usando procedimentos interdisciplinares e intertextuais.

O Teatro do Ornitorrinco, nome inspirado no animal em extinção, híbrido de mamífero e ave, é criado por Luiz Roberto Galízia, Cacá Rosset e Maria Alice Vergueiro (1935), todos da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, ECA/USP. Estréia em 28 de maio de 1977, com Os Mais Fortes, reunião de obras de August Strindberg: A Mais Forte, O Pária e Simun. As apresentações à meia-noite no porão do Teatro Oficina conferem ao espetáculo uma estética underground. Ainda em 1977 o grupo apresenta o show musical Ornitorrinco Canta Brecht e Weill, com tradução e adaptação de letras e canções da A Ópera dos Três Vinténs, de Bertolt Brecht (1898-1956). Após sucesso de dois anos, o grupo entra em recesso. Galízia volta aos Estados Unidos para concluir seu doutoramento, Cacá Rosset e Maria Alice Vergueiro participam de outras produções, Cida Moreira (1951), que entrara para o grupo na última montagem, segue carreira como cantora. Em 1982 reencontram-se para encenar mais uma vez Bertolt Brecht e Kurt Weill, com Mahagonny Songspiel.

Ubu, Folias Physicas, Pataphisicas e Musicaes (1985), baseada no ciclo Ubu, de Alfred Jarry (1873-1907), atrai os jovens para o Teatro do Ornitorrinco. A peça reúne, numa comédia satírica, linguagens diversas como as de circo, dança, teatro e música, mantendo as sessões lotadas por mais de dois anos. Segundo a pesquisadora Sílvia Fernandes (1953), "o processo de criação de Ubu foi repartido em três áreas distintas: o trabalho propriamente teatral, o circense e o musical, feito pela Banda Patafísica. (...) A divisão por setores específicos não se manteve durante o espetáculo. Teatro, circo e música acabaram permutando especialidades, pois os músicos interpretavam, os atores cantavam e tocavam instrumentos, os artistas de circo representavam, todos atuando como performers na exibição de suas habilidades".1

Em 1987, às vésperas da estréia, Teledeum, de Albert Boadella (1943), é interditada pelo Serviço de Censura e Diversões Públicas da Polícia Federal de São Paulo, que a considera ofensiva à religião. Com a liderança de Cacá Rosset, é lançada a campanha das "trinta mil assinaturas", em apoio ao anteprojeto de abolição total da censura.

Em 1989, a peça O Doente Imaginário, de Molière (1622-1674), é realizada através de oficinas de cenografia, dança, circo, artes gráficas e ensaios abertos, envolvendo mais de duzentas pessoas no projeto. A partir dessa montagem, o grupo passa a fazer turnês ao redor do mundo, paralelamente às longas temporadas em locais fixos. Em 1992, o Ornitorrinco é convidado pelo produtor americano Joseph Papp para participar do New York Shakespeare Festival, apresentando com sucesso a peça Sonho de Uma Noite de Verão no Delacorte Theatre do Central Park. No Brasil, a peça permanece em cartaz por mais de dois anos.

Em 1992, Cacá Rosset dirige A Comédia dos Erros, de William Shakespeare (1564-1616), no Delacorte Theatre de Nova York, com cenários e figurinos de José de Anchieta e elenco e técnicos americanos. A versão brasileira estréia em São Paulo em 1994. Em 1998 o grupo encena O Avarento, de Molière. Em 2000, o Teatro do Ornitorrinco comemora 23 anos de sua fundação com a montagem de Scapino, mais uma comédia de Molière, na qual prevalece a idéia de um espetáculo múltiplo e surpreendente.

A pesquisadora Maria Thereza Vargas (1929), analisando a trajetória do Ornitorrinco, diz: "À teoria desenvolvida nesses anos todos, à criação lenta e objetiva acrescentou-se a idéia de um espetáculo mágico, valendo-se dos velhos truques pirotécnicos, utilização da caixa cênica em toda sua totalidade, acrobacias e efeitos-surpresa das antigas mágicas".2

Entre os atores que passaram pelo Ornitorrinco estão, Rosi Campos (1954), José Rubens Chasseraux (1954) e Roney Facchini (1953).

Notas

1 FERNANDES, Sílvia. Grupos teatrais: anos 70. Campinas: Unicamp, 2000.

2 VARGAS, Maria Thereza. "Exercícios da livre criação". In FERNANDES, Sílvia. Grupos Teatrais - Anos 70. São Paulo: Unicamp, 2000, p. 10.

Espetáculos 29

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 3

Abrir módulo
  • FERNANDES, Sílvia. Grupos teatrais: aqnos 70. Campinas: Unicamp, 2000.
  • O DOENTE IMÁGINÁRIO. São Paulo, 1989. 1 folder. Programa do espetáculo, apresentado em 1989.
  • TELEDEUM. São Paulo, 1987. 1 folder. Programa do espetáculo, apresentado em 1987.

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: