Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.

Enciclopédia Itaú Cultural
Teatro

Ocupação Abdias Nascimento

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 28.08.2024
17.11.2016 - 15.01.2017 Brasil / São Paulo / São Paulo – Itaú Cultural
Foto de reprodução Itaú Cultural

Capa da publicação Ocupação Abdias Nascimento, 2016

Aberta ao público em novembro de 2016, a 33ª Ocupação Itaú Cultural homenageia o escritor e ativista pelos direitos da população negra Abdias Nascimento (1914-2011). A exposição resgata momentos emblemáticos de sua história, destacando sua participação em grupos artísticos, a fundação de iniciativas como o Teatro Experimental do Negro (TEN) e o ...

Texto

Abrir módulo

Aberta ao público em novembro de 2016, a 33ª Ocupação Itaú Cultural homenageia o escritor e ativista pelos direitos da população negra Abdias Nascimento (1914-2011). A exposição resgata momentos emblemáticos de sua história, destacando sua participação em grupos artísticos, a fundação de iniciativas como o Teatro Experimental do Negro (TEN) e o Museu de Arte Negra, além de seu papel em grupos de articulação política.

A mostra abrange desde seus mandatos como deputado e senador até suas obras artísticas e itens do acervo Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros (IPEAFRO), como pinturas, documentos históricos, correspondências, discursos, entrevistas, manuscritos e fotografias, revelando a intensa atividade e personalidade de Abdias Nascimento.

Ficha Técnica

Abrir módulo
Curadoria
Elisa Larkin Nascimento
Vinicius Simões

Artista homenageada / Artista homenageado
Abdias Nascimento

Mídias (2)

Abrir módulo
Perfil – Ocupação Abdias Nascimento (2016)
A cofundadora e diretora do Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros (Ipeafro) – e também viúva de Abdias Nascimento –, Elisa Larkin Nascimento, relembra a atenção, a gentileza e a ternura do marido com as pessoas à sua volta. Ela fala ainda de sua carismática figura como professor. A gestora pública Arany Santana comenta a paixão de Abdias por Zumbi dos Palmares e conta sobre a primeira peregrinação à Serra da Barriga organizada por Abdias, onde ele fundou o Memorial Zumbi, em União de Palmares/AL. O local também foi escolhido para ser jogadas as cinzas de Abdias.
O cientista social Carlos Moore fala sobre como Abdias era amoroso. A coreógrafa, diretora e cineasta Carmem Luz relembra as longas histórias que teve com ele, como se fosse uma filha curiosa e insaciável na busca de saber cada vez mais. O presidente do Olodum, João Jorge Rodrigues, comenta que, apesar de não estar mais presente fisicamente, Abdias deixou um legado que permanece vivo e urgente através de suas ideias.
Depoimentos gravados para a Ocupação Abdias Nascimento em agosto e setembro de 2016, em Salvador/BA e Rio de Janeiro/RJ.

Créditos
Presidente: Milú Villela
Diretor-superintendente: Eduardo Saron
Superintendente administrativo: Sérgio Miyazaki
Gerente do Núcleo de Comunicação e Relacionamento: Ana de Fátima Sousa
Coordenadores do Núcleo de Comunicação e Relacionamento: Carlos Costa e Jader Rosa
Gerente do Núcleo de Audiovisual e Literatura: Claudiney Ferreira
Coordenadora de conteúdo audiovisual: Kety Fernandes Nassar
Produção audiovisual: Paula Bertola
Entrevista: Duanne Ribeiro e Fernanda Castelo Branco
Captação: Richner Allan e Gabriela Barreto (terceirizada)
Edição: Richner Allan
Técnico de som: Tomás Franco (terceirizado)
Paisagem sonora: Renato Gama
Abertura – Ocupação Abdias Nascimento (2016)
Gravado em 16 de novembro de 2016 no Itaú Cultural, em São Paulo/SP.

Fontes de pesquisa 1

Abrir módulo

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: